Penamacor organiza workshop de foraging no território CETS Terras do Lince


Penamacor organizou o workshop “Foraging nas Terras do Lince – Natureza à mesa – introdução à recoleção de espécies silvestres comestíveis e sua aplicação culinária”, no dia 10 de abril, na Mata Municipal de Penamacor.

Esta atividade foi a primeira de quatro iniciativas, promovidas pelo Município Penamacor, integrante no território da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) Terras do Lince.

Nas várias sessões são exploradas espécies comestíveis mais comuns na região nas diferentes épocas do ano e que também passarão pelos concelhos de Sabugal e Almeida.

O dia arrancou com uma componente teórica, que teve como formadores as biólogas Anabela Paula e Isabel Passos e o Chef de Cozinha Rui Cerveira, seguida de uma uma caminhada para identificação e recolha de espécies, típicas da região. A sessão culminou com momentos de demonstração culinária e degustação.

Esta ação foi realizada no âmbito das ações previstas pela CETS Terras de Lince, mais concretamente da Ação & Foraging nas Terras do Lince e foi direcionada a empresários deste território (alojamento local, animação turística e restauração).

A formação está estruturada por módulos, num total de quatro sessões que se complementam, sendo a informação transmitida de forma evolutiva e interligada entre sessões. Cada sessão tem uma componente teórica e prática, nomeadamente: Identificação das espécies (com saída de campo); Cuidados a ter (segurança alimentar e recolha sustentável de recursos); Aspetos nutricionais e aptidão culinária (texturas e sabores); e Demonstração e prova de algumas receitas (showcooking).

Nas várias sessões são exploradas diferentes espécies comestíveis, tendo por base espécies mais comuns e fáceis de identificar em cada uma das regiões e em cada época do ano.

Esta iniciativa insere-se no Programa de Ação da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature – turismo sustentável em áreas classificadas, no âmbito do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

Fonte: https://maisbeiras.sapo.pt/penamacor-organiza-workshop-de-foraging-no-territorio-cets-terras-do-lince

Comentários

Mensagens populares deste blogue

II Fase da CETS - Publicação de Resultados

Reunião FPTS | 31 março 09h30 Auditório Município Sabugal

Prolongado o prazo de inscrição na reunião do Fórum