CETS das Terras do Lince

A Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Lince integra o território constituído pelos municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal, o qual abrange quatro Áreas Protegidas e Classificadas, mais especificamente:
Mapas das Terras do Lince com identificação das áreas protegidas e classificadas

Metodologia 

A Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Lince pressupõe que os parceiros institucionais do território e os agentes económicos e sociais ligados ao setor do turismo trabalham em conjunto para o desenvolvimento dos princípios de sustentabilidade da CETS. Para o efeito é necessário:
  • Promover um processo de participação pública durante a elaboração do dossier de candidatura/reavaliação que deverá perdurar ao longo dos cinco anos da vigência da CETS para a sua posterior reavaliação, através da criação de estruturas participativas permanentes que colaboram na discussão e validação das diferentes fases da CETS, mais especificamente uma Equipa Técnica de Projeto e um Fórum Permanente de Turismo Sustentável;
  • Elaborar um dossier de candidatura, que consta de um formulário de candidatura, uma caraterização e diagnóstico do território, uma estratégia e objetivos para o desenvolvimento turístico sustentável a cinco anos e o respetivo plano de ação;
  • Cada cinco anos elaborar um dossier de reavaliação, constituído por um formulário de reavaliação, uma avaliação da execução do plano de ação anterior, uma revisão/atualização da estratégia de turismo sustentável definida para o território e respetivo plano de ação a cinco anos.
Cada candidatura/reavaliação é objeto de uma verificação que é realizada por um auditor externo nomeado pela Federação EUROPARC. Após visita de dois dias ao território, o verificador nomeado elabora um relatório para o Comité de Avaliação da CETS que decide e propõe ao Conselho Diretivo da Federação a outorga/renovação do galardão.
O processo da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Lince não culminou com a apresentação da candidatura à Federação EUROPARC, muito pelo contrário, a partir desse momento iniciou-se a segunda fase deste processo, onde foi necessário manter ativas as estruturas participativas constituídas, permitindo um acompanhamento e monitorização contínua da implementação do Plano de Ação 2016-2020 (+2021). Passados os cinco anos (+1) de implementação do primeiro Plano de Ação, os atores locais implicados no processo manifestaram o seu interesse em proceder com a reavaliação da Carta para o período 2022-2025 (+2026), pedido que será formalizado com a entrega à Federação EUROPARC de um dossier de reavaliação em março de 2022. 

Equipa Técnica de Projeto

A Equipa Técnica de Projeto (ETP) integra técnicos de várias entidades públicas e privadas do território, os quais são essenciais à elaboração do dossier de candidatura/reavaliação e à implementação da CETS. Entre as suas funções destacam:
  • Recolher a informação necessária à elaboração dos documentos que constituem o dossier de candidatura/reavaliação;
  • Apreciar os documentos que constituem o dossier de candidatura/reavaliação;
  • Participar ativamente nas reuniões do Fórum e todas aquelas que se realizem no âmbito do processo participativo;
  • Trabalhar ativamente na identificação das ações a integrar no Plano de Ação e na sua posterior execução;
  • Acompanhar ativamente e apoiar a monitorização da execução do Plano de Ação.
Consultar lista de membros da ETP

Fórum Permanente de Turismo Sustentável 

O Fórum Permanente de Turismo Sustentável (FPTS) congrega todas as entidades e agentes locais interessados (públicos e privados) no processo de elaboração da CETS. Este Fórum tem entre os seus objetivos validar as opções do território apresentadas pela ETP nas diferentes fases da processo de elaboração do dossier de candidatura/reavaliação e, posteriormente, na sua implementação.
Todos os interessados em participar ativamente neste processo podem inscrever-se no Fórum Carta Europeia de Turismo Sustentável através do correio eletrónico terrasdolince.cets@gmail.com (enviando nome, entidade, correio eletrónico e contacto telefónico)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

II Fase da CETS - Publicação de Resultados

Reunião FPTS | 31 março 09h30 Auditório Município Sabugal

Prolongado o prazo de inscrição na reunião do Fórum